A Carris fez 140 anos. Recorde as principais datas da transportadora de Lisboa (com FOTOS)
Turista ou residente na cidade, é impossível ficar indiferente à Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que é como quem diz, à Carris, transportadora que ontem completou 140 anos.
O Menos Um Carro pesquisou as principais datas da transportadora da cidade de Lisboa – que curiosamente foi fundada no Rio de Janeiro – e publicou algumas das fotos históricas da empresa.
Veja algumas das datas mais importantes da Carris ou leia o artigo – mais completo – no Menos Um Carro. Depois das datas, reveja algumas das fotos da história da Carris.
1872
A 18 de Setembro é fundada, no Rio de Janeiro, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, a qual pretendia implantar na capital portuguesa um sistema de transporte do tipo americano – carruagens movidas por tracção animal e deslocando-se sobre carris.
1873
A 14 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Lisboa aprova o trespasse para a empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa. A 17 de Novembro é inaugurada a primeira linha de “Americanos”. O troço aberto ao público estendia-se entre a Estação da linha Férrea do Norte e Leste (Stª. Apolónia) e o extremo Oeste do Aterro da Boa Vista (Santos).
1874
Em terrenos da velha “Quinta do Saldanha”, no Calvário, nasce a Estação de Santo Amaro, onde é iniciada a construção de cavalariças, cocheiras, oficinas e celeiros. No final deste primeiro ano de exploração, a companhia dispunha de 20.500 metros de linha assente, 54 carros e circulação e 421 cabeças de gado.
1882
A 17 de Abril é adquirida a “Quinta do Poço Caído”, onde é construída uma nova estação, que passou a designar-se do Arco do Cego, calcula-se que por extensão no nome daquela artéria.
1901
A 31 de Agosto é inaugurado o serviço de eléctricos.
1902
O Elevador do Carmo ou de Santa Justa foi inaugurado a 10 de Julho, movendo-se a vapor até Novembro de 1907, altura em que foi equipado com motores eléctricos. É o único elevador vertical de Lisboa.
1937
É iniciada a construção da Estação das Amoreiras, destinada ao serviço de carros eléctricos. Dez anos passados, as instalações são ampliadas com a edificação da estação de serviço para autocarros.
1944
A 9 de Abril, utilizando as viaturas adquiridas em 1940 para reforço do transporte de visistantes para a Exposição do Mundo Português, que se realizou em Belém, é inaugurado oficialmente o serviço de autocarros.
1947
São recebidos os primeiros autocarros de dois pisos. Portadores dos números de frota 201 e 202, entraram ao serviço no dia 22 de Junho, na carreira Praça do Chile – Encarnação.
1976
Tendo em vista a próxima desactivação da Estação das Amoreiras e a ampliação da frota de autocarros, é inaugurada a 1 de Outubro a Estação da Pontinha, destinada à recolha de autocarros, Estação de Serviço e pequenas reparações.
1990
Em finais deste ano, a Carris passa a dispor de 40 novos autocarros de tamanho mais reduzido, os chamados “médios”.
1991
Em Julho deste ano, entram ao serviço os primeiros autocarros articulados.
1993
Prosseguindo uma política de renovação e diversificação da frota de autocarros, é introduzido um novo segmento: os mini autocarros.
1999
A 12 de Janeiro é inaugurado o Museu da Carris, lugar de memórias e repositório da história da empresa.
2002
Os ascensores da lavra, da Glória e da Bica e o Elevador de Santa Justa são classificados como Monumentos nacionais.
2004
Entrada em funcionamento do novo sistema de bilhética sem contacto, com a adopção do “Lisboa Viva” para os passes e do “7 Colinas” para os bilhetes. Expansão da rede de corredores “BUS”, com o acréscimo de 11 novos corredores.
2010
A 22 de Setembro foi lançado o Carris Net Bus, projecto-piloto através do qual é disponibilizado o livre acesso à Internet a bordo de 30 veículos articulados. A 18 de Maio, o Museu da Carris passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
2011
A Carris e a Auto Sueco testaram, pela primeira vez, um autocarro híbrido em Lisboa, comprovando uma redução significativa de combustível.