A diferença de custos entre a água da torneira e a água engarrafada em Portugal
A Selectra, especialista em tarifas de energia e despesas do agregado familiar, revela alguns dados sobre os custos da água engarrafada em comparação com a água da torneira em Portugal, destacando as vantagens económicas e ambientais na escolha pela água da torneira.
De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), “a percentagem de água segura em Portugal continental é de 98,96%, um valor considerado de excelência”. E o melhor de tudo: é uma alternativa muito mais acessível em comparação com a água engarrafada.
Água da torneira: uma opção surpreendentemente económica
“De acordo com os nossos dados, a água da torneira em Portugal é incrivelmente económica. Um litro de água da torneira custa, em média, apenas 0,0017€, tornando-a até 99% mais barata do que a água engarrafada. Esta discrepância nos custos é notável, especialmente quando consideramos o consumo médio de água de uma família ao longo do ano”, sublinha a Selectra em comunicado.
Benefícios para o Meio Ambiente
Segundo a mesma fonte, “além das vantagens económicas evidentes, a escolha da água da torneira tem um impacto ambiental positivo”. A produção, transporte e eliminação de garrafas de plástico utilizadas para a água engarrafada “contribuem para a poluição de plástico e emissões de carbono”. Em contraste, a água da torneira requer menos recursos e produz menos resíduos, tornando-a uma opção “mais sustentável”.