A Emergência Ambiental é o desafio prioritário dos líderes empresarias, revela inquérito



A Emergência Ambiental é, no século XXI, o desafio prioritário dos líderes empresariais, revela inquérito do CEMS – a Aliança global de 34 Universidades e Escolas de Gestão, da qual a Nova SBE faz parte. O estudo realizou-se em setembro de 2021 e entrevistou mais de 4 mil profissionais de 75 países diferentes.

O desafio ambiental é considerado a maior ameaça global aos negócios (43%), ultrapassando o avanço tecnológico (27%), as mudanças de poder político e económico mundial (14%), a instabilidade política (6%) e as pandemias globais (3%).

Com foco em Portugal, quando feita a questão “Qual é o maior desafio que considera que enfrentará como líder empresarial no século XXI?”, os portugueses nomearam igualmente os desafios ambientais (48%). Os avanços tecnológicos vieram também em segundo lugar (29%). Já desafios como as pandemias, o movimento populacional em grande escala ou o extremismo, não tiveram praticamente expressão por parte dos inquiridos.

“Estes novos números revelam uma mudança impressionante no número de profissionais em todo o mundo que veem a emergência ambiental em curso, incluindo o desastre climático iminente, como o maior desafio que os líderes empresariais internacionais terão de enfrentar no século XXI”, afirma Lars Strannegard, Vice-Presidente da CEMS Global Alliance e Presidente da Stockholm School of Economics. “Há três anos, a rapidez do avanço tecnológico era a principal preocupação dos entrevistados. No entanto, as pesquisas indicam que as pessoas já não têm tanto medo do progresso tecnológico como antes. Esse facto pode advir da aceleração e disseminação da digitalização que a pandemia de COVID-19 provocou em poucos meses. Os profissionais abraçaram totalmente as formas digitais de trabalho porque não existia outra forma de lidar com a situação que se colocou”, salienta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...