A empresa de produtos florestais que planta três árvores por cada uma que derruba



Para a equipa SCA, uma das sete que participam no Volvo Ocean Race, perder ou ganhar é desporto – e o penúltimo lugar na tabela da competição não poderia indicar outra coisa. Com uma tripulação totalmente feminina – ela é composta por atletas olímpicas oriundas de países como Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália – a equipa patrocinada pela multinacional sueca não está em competição apenas pelo desporto.

Como já escrevemos por aqui, a SCA viu na mediática prova uma forma de educar os cidadãos das regiões que recebem as etapas da competição – na terça-feira, a marca teve na Casa Pia de Lisboa, ensinando os mais pequenos a lavar as mãos e permitindo-lhes que plantassem uma árvore.

Por outro lado, até o facto de a sua tripulação ser exclusivamente feminina ajuda a perceber melhor este investimento e liga-lo à empresa. Porquê? A SCA explica. “A maioria (80%) dos consumidores da empresa são mulheres. Através dos nossos produtos de higiene de uso diário, [apoiamos] as mulheres e permitimos que elas participem plenamente na sociedade em todos os âmbitos: social, profissional e educacional”.

Mas, na verdade, quem é a SCA? Detentora da maior floresta privada da Europa, a empresa sueca comercializa produtos de higiene e produtos florestais sustentáveis. Como explicou ao Green Savers Luís Rebelo, account manager da marca Tork, uma das que a SCA comercializa em Portugal, a empresa planta três árvores por cada que derruba para produzir os seus papéis higiénicos, papéis de cozinha, guardanapos ou lenços.

O último relatório de sustentabilidade da SCA dá-nos algumas luzes sobre o que a empresa já fez – e está a promover fazer – para os próximos anos. Em 2014, a multinacional inaugurou um forno de cal, que substituiu os combustíveis fósseis por biocombustíveis e reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em 75%, uma poupança de €5,8 milhões por ano.

O programa de eficiência energética da empresa, ESAVE, foi desenhado para reduzir o consumo e as emissões de gases com efeito de estufa e, ainda que se foque sobretudo numa escala pequena, gera um efeito significativo. “Um projecto destes inclui a redução do consumo eléctrico com a melhoria e substituição de bombas, compressores, ventiladores ou iluminação”, explica em comunicado. Entre 2010 e 2013, a empresa desenvolveu 1000 projectos ESAVE em várias das suas instalações, o que levou a uma redução em 3,1% da energia por tonelada de produto fabricado.

A equipa SCA é uma  das que participam no Volvo Ocean Race, que até 7 de Junho está em Lisboa.
A equipa SCA é uma das que participam no Volvo Ocean Race, que até 7 de Junho está em Lisboa.

Para a área das renováveis, a estratégia da SCA passa por fomentar a electricidade verde própria, de forma a ser menos susceptível às flutuações do preço da energia. Em 2013, a empresa abriu o seu primeiro parque eólico, no norte da Suécia, uma joint-venture com a Statkraft. Os 200 geradores do parque serão responsáveis pela electricidade necessária para abastecer cerca de 40.000 casas. A curto prazo, a SCA pretende construir 830 aerogeradores, que serão responsáveis por perto de 7 TWh de electricidade verde.

A SCA explica ainda, no seu relatório de sustentabilidade relativo a 2014, que está centrada na redução do consumo de água em regiões com stress hídrico – México, Colômbia, Espanha, Itália, Estados Unidos ou Austrália – e tem instalado depósitos de água que lhe permitem armazenar água procedente dos processos, quando se produzem excedentes no sistema. Antes, todo o excedente de água era enviado para o sistema de tratamento de água. “Estes exemplos de inovação aplicada nos ajudaram a conseguir os nossos objectivos de redução do consumo de água dois anos antes do previsto”, explica a empresa.

SCA EM PORTUGAL

Presente em Portugal desde 1994, a SCA emprega 24 profissionais e facturou €24 milhões em 2014. Conhecida sobretudo pela marca de produtos para a incontinência Tena, a marca comercializa ainda, em Portugal, a Libero, fraldas receitadas por médicos, Colhogar e, no mercado para empresas – B2B – as marcas Afh e Tork.

OBJECTIVOS A CURTO E MÉDIO PRAZO

Redução das emissões de CO2 procedentes dos combustíveis fósseis e do consumo de electricidade em 20% para 2020, tomando como referência o ano de 2005.

Triplicar a produção de biocombustíveis procedentes dos nossos bosques para 2020, tendo como referência o ano de 2010.

Aumentar a produção dos parques eólicos em 5 TWh em 2020

Reduzir o consumo em regiões de stress hídrico em 10% para 2015, tendo como referência o ano de 2010 (objectivo conseguido em 2013)

Todas as fábricas de celulose e papel da SCA empregarão centrais de tratamento de águas mecânico e biológico em 2015

Manter o objectivo de não utilizar nenhum produto baseado em fibras frescas de origem duvidosa

Proteger a biodiversidade das florestas geridas pela empresa, e reservar um mínimo de 10% destes para reserva ecológica

Reduzir o número de acidentes laborais em 25% entre 2011 e 2016, tendo como objectivo chegar aos zero

Implementar o standard internacional OHSAS 18001 para todas as instalações em 2016

Fotos: SCA Svenska Cellulosa Aktiebolaget / Creative Commons





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