A espécie de tartaruga que está a fintar a extinção (com FOTOS)



Em 2001 eram dadas como extintas mas as tartarugas de Mianmar são mais resistentes do que aparentam e estão agora a voltar ao meio natural.

“Histórias de conservação com sucesso no mundo das tartarugas são poucas. Quando se considera esta janela temporal – desde a redescoberta à reintrodução em apenas 14 anos – é uma conquista notável”, afirma Rick Hudson, presidente da Turtle Survival Alliance ao Dodo.

Foi precisamente em 2001, quando se pensava que as tartarugas de Myanmar estavam extintas, que uma equipa de investigadores à procura de uma outra espécie de tartaruga encontrou uma carapaça pertencente a um exemplar de Myanmar. Mas só mais recentemente é que os investigadores – que desde então têm procurado por ninhos desta espécie – encontraram dez fêmeas da espécie a viver em estado selvagem.

Estas fêmeas foram levadas para uma colónia de reprodução no Jardim Zoológico de Mandalay e graças aos esforços de conservação existem agora cerca de 600 exemplares de tartaruga de Myanmar por todo o país.

Já este ano foram libertadas, em vários rios de Myanmar, 60 destas tartarugas que nasceram em cativeiro. A libertação dos animais foi acompanha por celebrações e bênçãos budistas, para que a espécie possa agora prosperar.

“Em vez de guardar estas incríveis tartarugas ameaçadas em cativeiro, o nosso objectivo sempre foi restituir a tartaruga de Myanmar como um membro funcional das comunidades ribeirinhas”, explica Steve Platt, membro da Wildlife Conservation Society, que a par da Turtle Survival Alliance, ajudou a reproduzir a conservar a espécie ao longo destes anos.

Estima-se que a população desta espécie esteja em declínio desde a Segunda Guerra Mundial, principalmente devido ao consumo excessivo dos seus ovos pelos habitantes das zonas ribeirinhas de Myanmar.

[nggallery id=1723 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...