A nossa civilização pesa biliões de toneladas

Parecia uma tarefa impossível, mas uma equipa internacional liderada por Jan Zalasiewicz, do departamento de Geologia da Universidade de Leicester, no Reino Unido desafiou as probabilidades. Para levar por diante este mega-projecto científico contou com o apoio de investigadores do Reino Unido, Espanha, França, Noruega, Alemanha, Suíça, Brasil, Quénia, Austrália, Canadá e EUA.

Ao conjunto de tudo o que foi construído ou gerado pela actividade humana, como edifícios, infraestruturas, florestas plantadas, pastos semeados, barragens, fábricas, máquinas, objectos de consumo, trilhos de ferrovia, produtos de consumo fabricados, etc, chama-se tecnosfera.

Dividindo a tecnosfera por áreas e o trabalho de calcular o seu peso por diversas equipas, chegou-se à conclusão que o peso da nossa civilização é de 30 biliões de toneladas. Mas destas contas estão excluídas a tecnosfera aérea (com todos os satélites e lixo espacial que orbitam em torno da Terra) e a tecnosfera subterrânea, com as suas minas, depósitos, furos e outras construções.

Foto: Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores