A pérola mais antiga do mundo tem oito mil anos



A pérola natural mais antiga do mundo, com 8 mil anos, foi encontrada durante umas escavações na ilha de Marawah, ao largo de Abu Dhabi, onde também estão vestígios da arquitetura mais antiga dos Emirados Árabes Unidos. As autoridades do país disseram que a descoberta mostrou que as pérolas eram usadas em trocas comerciais na região desde o período Neolítico.

“A descoberta da pérola mais antiga do mundo em Abu Dhabi deixa claro que tanto a nossa recente história económica como cultural têm raízes profundas que se estendem ao alvorecer da pré-história”, disse Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, citado pela BBC.

Os arqueólogos recorreram ao radiocarbono para conseguir datar a pérola, descobrindo que remonta ao período entre 5.800 e 5.600 a.C. As escavações na ilha de Marawah, que se concentram em inúmeras estruturas de pedra desmoronadas, também revelaram cerâmicas e pontas de setas feitas de sílex.

A verdade é que as pérolas são resultado de um processo orgânico vivo, também conhecidas por “Rainha das Gemas”- Já foi tida como a jóia mais cara do mundo devido à raridade com que se encontra até porque, antes da criação da pérola cultivada, não se sabia ao certo como a pérola se formava dentro da ostra, e apenas uma num milhão de ostras tinha uma das tão cobiçadas pérolas.

Tida como um misterioso capricho da natureza, uma pérola redonda, grande e brilhante, era tão rara que achar uma significava uma fortuna que mudaria a vida de quem a encontrasse. Por isso, durante milhares de anos, as pérolas foram símbolos da aristocracia e da realeza do mundo, situação que só mudaria no século XX, com o advento das pérolas cultivadas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...