A primeira estação offshore de energia eólica nasce nos EUA



Ao largo de Rhode Island, nos EUA, está prestes a ser inaugurada a primeira estação de energia eólica offshore. Pela sua concepção arrojada o projecto, que demorou dez anos a concretizar, já é considerado uma referência em terras do tio Sam.

Comparada com empreendimentos europeus similares esta nova estação, alimentada por cinco turbinas de 30 megawatts, não é para os padrões do velho continente um projecto de grande impacto, mas para os EUA trata-se de um marco. Os EUA têm avançado muito lentamente no sector da energia eólica utilizada em offshore.

As instalações feitas no mar (offshore) são bem mais dispendiosas do que as que se localizam em terreno sólido, mas em contrapartida ao largo da costa os ventos são bastante mais fortes, por isso a produção de energia eólica é muito superior nessas condições. Estima-se que o Block Island Wind Farm, um investimento de 290 milhões de dólares, produzirá muito mais energia do que a necessária para a região. Mesmo assim a sua construção suscitou a maior polémica. Os residentes locais queixam-se que vão pagar muito por esta fonte de electricidade e que as turbinas lhes estragam a paisagem.

Fotos: Deepwater Wind/GE

[nggallery id=3255 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...