A tromba de um elefante pode armazenar até 5,5 litros de água, revela novo estudo



As trombas dos elefantes são conhecidas pela sua capacidade diversificada, podendo pesar até 140 quilos. Agora, um novo estudo da Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, indica mais precisamente como funciona esta parte do corpo do animal.

A equipa decidiu analisar como os elefantes utilizam as suas trombas para mover e manipular o ar, a água, a comida, e outros objetos. “Um elefante come cerca de 180 quilos de comida por dia, mas muito pouco se sabe sobre como eles usam as suas trombas para pegar em comida leve e água por 18 horas, todos os dias”, explica Andrew Schulz, um dos autores.

Os cientistas concluíram que estes mamíferos são capazes de sugar em apenas 1,5 segundos 3,7 litros, o equivalente a 20 descargas de autoclismo. Através de um movimento, os elefantes dilatam as suas narinas até 30%, o que permite expandir o volume nasal até 64% e armazenar mais água no seu interior. Foi então observado que os elefantes conseguem armazenar até 5,5 litros de água nas suas trombas. Além disso, os autores referem que este é também o único animal no Planeta que consegue utilizar a sua capacidade de sucção tanto em terra como debaixo de água.

Os especialistas procuram agora utilizar estes resultados como fonte de inspiração para robots. “Ao investigar a mecânica e a física por trás dos movimentos dos músculos da tromba, podemos aplicar os mecanismos físicos – combinações de sucção e preensão – para encontrar novas maneiras de construir robots”, explica Andrew Schulz. “Ao mesmo tempo, o elefante africano está agora listado como “em perigo” devido à caça e à perda de habitat. A sua tromba faz dele uma espécie única para ser estudada. Ao aprendermos mais sobre eles, podemos aprender como preservar melhorar os elefantes na natureza”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...