Adega da Falua investe €180.000 em 600 painéis fotovoltaicos



A Adega da Falua acabou de anunciar a instalação de um sistema solar fotovoltaico de cerca de 600 painéis, instalado na cobertura da adega. Com uma potência de cerca de 140 kWp, o sistema produzirá anualmente 175 MWh (50 habitações alimentadas) durante 25 anos e vai evitar emissões anuais de 38,9 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão de oito campos de futebol.

“A nossa preocupação com a sustentabilidade assenta não só numa boa rentabilidade económica mas também numa redução significativa dos impactos ambientais. A instalação de um sistema solar fotovoltaico permite-nos ter em conta uma preocupação ambiental e de protecção do ecossistema e ainda reduzir a factura energética em cerca de 25%”, explica João Portugal Ramos, presidente do grupo homónimo e que detêm a marca Falua.

A cobertura fotovoltaica da Adega da Falua vai custar €180.000, terá um retorno de projecto anual de 16% e vai permitir a recuperação do capital investido em seis anos. O projecto abrange uma área de 1000 metros quadrados, aproveitando um recurso inactivo.

O fornecimento e instalação desta central foi executado pela Ikaros-Hemera, joint-venture entre a Ikaros Solar e a Hemera Energy fundada em 2011.

[nggallery id=2400 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...