AdSA distinguida com o Selo da Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano
Decorreu no passado dia 22 de novembro, a cerimónia solene de entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Água e Resíduos, durante a qual a Águas de Santo André recebeu uma distinção atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos – ERSAR.
A receber o Selo da Qualidade exemplar de água para consumo humano relativo à edição 2022, esteve o Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santo André, Luís Faísca, revela a entidade em comunicado, sublinhando que a Água para consumo humano fornecida pela AdSA, em Vila Nova de Santo André, é 100% segura e pode ser ingerida pela população servida com toda a confiança.
Segundo a mesma fonte, a Água da AdSA obteve 100% de conformidade em todas as análises realizadas no sistema de abastecimento e na torneira do consumidor, tornando a AdSA, numa das entidades gestoras com resultados de excelência.
O Volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) publicado pela ERSAR, relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2021, confirma que a água fornecida na torneira, apresenta uma excelente qualidade.
A qualidade da água distribuída pela AdSA é controlada através do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR), de acordo com o Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, explica o comunicado.
Paralelamente a este programa, acrescenta, a AdSA tem implementado um outro de Controlo Operacional (CO), que complementa o anterior e permite verificar todo o sistema de abastecimento, desde a origem, antecipando a deteção de possíveis anomalias e a sua resolução. Este controlo é desenvolvido através de colheitas de água efetuadas na torneira do consumidor normalmente utilizada para extrair água para consumo humano (escolas, infantários, cafés e outros clientes domésticos) e analisadas em laboratório acreditado pelo IPAC.
No âmbito deste PCQA e do Controlo Operacional, em 2021, foram efetuadas mais de 2470 análises, sendo que” não foram detetados incumprimentos aos valores paramétricos, o que evidencia o que evidencia a prestação de um serviço de excelência por parte da empresa a todos os seus clientes”, conclui a mesma fonte.