África do Sul: orca deu à costa com estômago cheio de lixo (com FOTOS)
Quando uma jovem orca fêmea deu à costa na baía de Plettenberg, na África do Sul, vários cidadãos uniram-se para a salvar, fazendo-a regresse ao mar. Porém, uma semana depois, a orca voltou à praia, desta vez morta. A causa provável de morte: uma quantidade incrível de lixo encontrada no seu estômago.
A história foi revelada por Gwenith Penry, bióloga marinha da Plett Stranding Network que publicou o conteúdo do estômago da orca no Facebook. Segundo ela, o animal tinha o estômago cheio de embalagens de comida, copos de iogurte e até parte de um sapato. De acordo com Penry, não é certo que o lixo seja a causa de morte da orca – o animal poderia estar já doente quando chegou perto da costa e ter comida qualquer coisa que lhe tivesse aparecido pela frente.
Segundo o The Dodo, esta não é a primeira vez que os cientistas encontram animais marinhos com o estômago cheio de lixo. De acordo com um estudo recente, 90% das aves marinhas ingeriram resíduos de plástico; e um documentário de 2013 chamou a atenção para a condição das crias de albatroz, que acabam por morrer lentamente, à fome, quando os seus pais lhes trazem plástico em vez de comida.
[nggallery id=2869 template=greensavers]