Agência Portuguesa do Ambiente lança desafio às comunidades escolares do Algarve



Celebra-se amanhã, dia 1 de outubro, o Dia Nacional da Água. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em conjunto com a Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, aproveita a data para lançar um desafio às comunidades escolares da região.

A iniciativa consiste em vestirem-se com uma peça azul, e incentiva os professores a desenvolver um “trabalho com os alunos dos conteúdos curriculares associados à água”, pedindo que juntos partilhem uma fotografia nas redes sociais com as hashtags “#azulpelaagua #blue4water #fazeranossaparte #voluntariadoambientalagua #dianacionaldaagua”.

O objetivo é sensibilizar a população, e alertar “para a real gravidade da atual situação, promover a reflexão, individual e comunitária, sobre a utilização eficiente e sustentável da água, com vista à adoção de boas práticas na gestão participada deste recurso natural.”

Segundo o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH Algarve 2020), a situação de seca na região é estrutural, e a 11 de setembro puderam-se destacar os seguintes valores nas respetivas barragens: Bravura 17% de disponibilidade face à capacidade máxima, Beliche 25%, do Arade 31% e de Odeleite 32%, sendo que a que está melhor é a do Funcho com 55% de disponibilidade.

O Plano refere como principais consumos setoriais a agricultura (56.8%), com destaque para a privada, o Urbano (33.9%) e o golfe (6.4%), sendo que são gastos em média 236 hectômetros cúbicos (hm3) por ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...