Agricultores já podem controlar a rega por smartphone



As práticas de irrigação também estão a beneficiar dos avanços da tecnologia. O sistema de irrigação e gestão de água WaterBee é uma prova disso – permite aos agricultores usarem os seus smartphones não só para ligarem a água onde e quando é necessária, mas também para obter informação minuciosa acerca das condições dos seus terrenos.

De acordo com a WWF, o mundo utiliza 2.500 triliões de litros de água potável por ano na agricultura. Infelizmente, estima-se que 60% dessa quantidade seja desperdiçada devido, em parte, aos sistemas de irrigação pouco eficientes. Com o WaterBee é possível não só cortar na conta da água, como também ter acesso a um estudo detalhado dos campos e perceber que áreas precisam de mais água e em que quantidades.

O sistema de rega é de baixo custo, inteligente, flexível, fácil de usar e recorre à comunicação wireless e a sensores ambientais. Destina-se a quintas, vinhas, campos de golfe, autoridades públicas e gestores de território e será fornecido a toda a Europa através de parceiros de negócio da irlandesa Limerick, que coordenada o projecto.

Os sensores modulares distribuídos pela área monitorizam a humidade do solo e outros factores ambientais que afectam o desenvolvimento das plantações. A informação recolhida circula então via wireless, terminando num serviço central web.

Através de um software inteligente, os dados são analisados, transformados em modelos e facultados aos agricultores, informando-os das necessidades específicas dos seus terrenos. O resultado é um feedback fácil de compreender e acessível a partir de um gadget.

De acordo com os criadores, a tecnologia permite reduzir o consumo de água e agendar onde, quando e em que quantidade deve o terreno ser regado – tal como melhorar a produtividade e os custos operacionais.

O sistema é fácil de instalar e leva a uma economia dos gastos de água na ordem dos 40%, revela o Gizmag. Já está a ser usado em 14 locais de referência na Estónia, Malta, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...