Águia ferida ganha novo bico e finta eutanásia



Em 2005, esta águia-de-cabeça-branca foi atingida por um caçador, um encontro que lhe mutilou o bico e a impediu de conseguir comer por si própria. Então, voluntários da ONG Bird of Prey Northwest encontraram-na à beira da fome – e ferida –, e começaram a alimentá-la à mão.

Algum tempo depois, quando ficou claro que o bico de Beauty não voltaria a crescer, a eutanásia começou a ser encarada como a mais provável saída para esta magnífica ave.

Foi então que a especialista em aves Jane Fink Cantwell entrou em cena. Jane recusou entregar a águia para a eutanásia e começou a procurar uma outra solução. Em conjunto com o engenheiro mecânico Nate Calvin, do Kinetic Engineering Group, e outros cientistas, engenheiros e até um dentista, a responsável desenhou um bico de polímero de nylon que substituiria na perfeição o verdadeiro bico da ave.

O desenvolvimento do novo bico baseou-se num programa de modelagem 3D, que depois utilizou uma impressora 3D para o fabricar. Depois de um processo árduo para colar a sua prótese, Beauty voltou a comer e beber. E reganhar a vida.

Como o novo bico não é suficientemente seguro para a águia voltar à vida selvagem, por agora Beauty ainda vive com Cantwell. Mas é agora mais auto-sufieciente que há algumas semanas.

Este processo pode também ajudar ao desenvolvimento de melhores próteses de bicos para casos semelhantes. Leia toda a história no Guardian.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...