Albergaria-a-Velha distribui uma centena de compostores a residentes
A Câmara de Albergaria-a-Velha informou ontem que distribuiu já cerca de 100 compostores domésticos a famílias residentes no Município.
Os residentes que receberam os primeiros compostores participaram em sessões de formação, no âmbito da iniciativa “Albergaria A-verde a Compostar” lançada pela autarquia no início do mês para assinalar o 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente.
O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, marcou presença nas sessões de formação, “para incentivar à adesão e à participação ativa no projeto”.
O objetivo é “aumentar o sucesso de reciclagem de resíduos orgânicos e diminuir o envio para o lixo comum, com o consequente desaproveitamento, quando colocado em aterro”, sublinhou.
Além da distribuição de compostores domésticos pelos munícipes, foi feita a colocação de contentores de recolha comunitária nas seis freguesias.
O projeto piloto de compostagem doméstica e comunitária tem como objetivo “levar o Município a cumprir as metas de redução dos resíduos e de reciclagem estabelecidas pela União Europeia, contribuindo para um futuro mais sustentável”.