Alcañiz: antigo mercado do centro histórico é agora um parque infantil (com FOTOS)

Há anos inutilizado, o antigo mercado do centro histórico de Alcañiz, Espanha, é agora um parque infantil que reúne novos e velhos num ambiente descontraído e renovado.

Green Savers

É já um clássico do Green Savers a publicação de trabalhos espanhóis de reabilitação urbana ou recuperação de infra-estruturas habitacionais, de comércio ou indústria. Hoje vamos falar de Miquel Mariné Núñez e César Rueda Boné, dois arquitectos castelhanos que transformaram um antigo mercado de Alcañiz, província de Teruel, Aragão, num parque infantil.

Tendo como pano de fundo a criação de um espaço seguro para as crianças brincarem, no centro histórico de Alcañiz e sem mudar a faceta do local, o mercado desocupado surgiu como uma escolha natural. Ainda assim, a equipa de arquitectos decidiu criar uma nova estrutura interior que pode ser facilmente removida.

Núñez e Boné optaram por materiais de construção leves e um andar duplo de madeira que encaixa na perfeição na estrutura já existente – e inutilizada há vários anos. Um escorrega liga os dois andares.

Apesar de o chão ter sido coberto por uma borracha verde, para garantir durabilidade e a segurança das crianças, o resto do velho mercado permanece inalterado. Assim, os mais velhos podem também garantir um espaço neste novo parque infantil – e socializar.

Conheça melhor o trabalho de Miquel Mariné Núñez e de César Rueda Boné.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.