Aldeia de Montanha da Cabeça “veste-se” de Natal inspirada na natureza e biodiversidade



“Uma Festa Genuína por mãos de Gente Genuína”. Este é o mote da iniciativa que já vai na sua 10.ª edição. Entre 17 de Dezembro e 6 de janeiro de 2023, a pequena Aldeia de Montanha da Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a Aldeia de Natal “mais ecológica do país”.

Por causa da pandemia foi obrigada a ter uma edição exclusivamente digital, mas agora, a Cabeça, Aldeia Natal regressa ao seu formato tradicional, mantendo o conceito original: “toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia! Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira”, lê-se no site deste projeto.

A mesma fonte explica que são os habitantes que trabalham para transformar esta aldeia na mais “peculiar e sustentável” aldeia de Natal. “Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos”, sublinha. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria-prima para as decorações de Natal.

Com o empenho de todas as coletividades da aldeia – Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça e Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça, Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), Município de Seia e União de Freguesia de Vide e Cabeça – são os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. “Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito de Natal de comunhão e partilha”.

O cenário, garante a organização e quem por lá passeia, é único. Quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o “verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha”. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes.

Mas é ao entardecer que a “magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça”, acrescenta a mesma fonte, referindo que esta foi a primeira aldeia LED do país, “um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono”.

Veja aqui o programa completo.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...