Aldeias Históricas de Portugal distinguidas como exemplo de boas práticas pela Organização Mundial do Turismo
As Aldeias Históricas de Portugal são um dos seis destinos do planeta reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo como uma inspiração e um exemplo de boas práticas no sector. Um novo reconhecimento por parte da instituição, depois de, em 2021, ter premiado a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”, e em 2022, ter atribuído o mesmo prémio à Aldeia Histórica de Castelo Novo, lê-se em comunicado hoje divulgado.
Segundo a mesma fonte, a Organização Mundial do Turismo acaba de lançar o documento “Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma Perspectiva Política”: este é o mais recente estudo da instituição sobre o turismo em áreas rurais, onde são feitas várias considerações sobre o panorama atual e os passos a seguir. É neste contexto que a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) surge como exemplo de boas práticas.
Num capítulo sobre o tema “Como é que os países estão a tomar partido das oportunidades económicas, sociais, culturais e ambientais trazidas pelo turismo?”, as Aldeias Históricas de Portugal figuram ao lado de mais seis exemplos que a instituição escolheu, entre o panorama mundial, e é o único projeto mencionado do nosso país. O trabalho das Aldeias Históricas de Portugal é apresentado pela Organização Mundial do Turismo ao lado de iniciativas da Áustria, Vietname, Geórgia, Líbano, Andorra e Malásia.
No documento, a instituição descreve o percurso da AHP – ADT, lembrando que, “na fase inicial, a iniciativa focou-se nas infraestruturas, na reabilitação das Aldeias Históricas e no desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao turismo. Agora, as Aldeias Históricas de Portugal têm feito um esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados e as comunidades locais. As iniciativas “Ciclo 12 em Rede” e as “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” são alguns dos projetos desenvolvidos pela associação, de modo a promover a gastronomia e a cultura local”.
Este é um reconhecimento que “demonstra mais uma vez o compromisso da AHP – ADT com a sustentabilidade, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Uma missão que tem como objetivo conseguir que as Aldeias Históricas de Portugal alcancem a neutralidade carbónica”, conclui.