Alemanha: aeroporto que custou €5,4 mil milhões tem o tecto muito pesado
O novo aeroporto de Berlim-Brandeburgo, previsto para arrancar em 2011, sofreu mais um enorme revés na semana passada, quando as obras foram paradas devido a receios de que o tecto seja demasiado pesado e possa colapsar.
O aeroporto alemão, que custou até agora €5,4 mil milhões e, assim, já se poderá considerar um “elefante branco”, deveria ser um dos mais modernos do mundo e beneficiar do fecho de dois outros aeroportos berlinenses, Tegel e Schönefeld.
Depois de quatro adiamentos, as autoridades de Berlim chegaram a anunciar que o aeroporto não estaria terminado até Outubro de 2013. Mas já passaram dois anos e as obras continuam.
“Em três dos 20 painéis do tecto foram instaladas ventoinhas do gás combustão mais pesadas do que nos planos iniciais. Como tal, tivemos de ter mais provas da segurança da estrutura”, afirmou um porta-voz do aeroporto.
No entanto, este é apenas mais um problema – caricato – do novo aeroporto. Há ainda o caso das luzes que não se desligam no terminal e parques de estacionamento – resultado de um sistema de computador tão sofisticado que é impossível de perceber; por outro lado, todos os dias, a linha ferroviária é utilizada com as carruagens vazias, para evitar que os carris fiquem com ferrugem; e centenas de árvores já plantadas tiveram de ser cortadas porque a empresa fornecedora se enganou no tipo de tílias.
Quando terminado, o aeroporto vai transportar 27 milhões passageiros/ano, numa fase inicial, e 45 milhões numa segunda fase. A nova data de abertura está prevista para 2017.
Nos últimos tempos, vários projectos germânicos têm sido adiados e o seu custo aumentou exponencialmente: uma sala de espectáculos em Hamburgo, túneis ferroviários em Munique e Leipzig, uma linha de metropolitano em Colónia e outra em Estugarda. Será que o povo alemão está a perder a sua eficácia?
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