Alemãs RWE e E.ON desistem de planos para construir centrais nucleares no Reino Unido
As empresas de energia alemãs RWE e E.ON abandonaram o projecto Horizon, de construção de reactores nucleares da próxima geração, de acordo com um comunicado colocado no site da joint-venture. Segundo um analista da indústria, a principal causa desta desistência terá sido o abandono do Governo alemão da aposta na energia nuclear, anunciado após o desastre de Fukushima, no Japão.
“Esta é uma consequência óbvia do que aconteceu na Alemanha no ano passado. É um estrago incrível – não imaginamos a importância que isto tem para a economia do norte de Gales. Este programa é maior que todos os Jogos Olímpicos, e o Governo tem agora de tentar encontrar outro comprador”, explicou ao Guardian a mesma fonte.
A RWE confirmou a sua desistência da joint-venture Horizon esta manhã, colocando à venda a sua quota. A E.ON, outra acionista do projecto, fará o mesmo.
Segundo o The Guardian, o projecto não será abortado. Pelo contrário, as infraestruturas deverão ser compradas pela francesa EDF. As duas primeiras centrais nucleares de última geração vão ser construídas em Wylfa, no País de Gales, e Oldbury, Gloucestershire.
A Horizon planeia ter 6.000 MW em novas centrais, em Inglaterra, até 2025.
“A desistência da E.ON e da REW é muito desapontante, mas os parceiros explicaram claramente que esta decisão foi baseada em pressões feitas noutras áreas do seu negócio, e não por causa de dúvidas que tivessem sobre o papel do nuclear no futuro energético do Reino Unido”, explicou o ministro inglês da Energia, Charles Hendry.