Alentejo vai ter 4 novas centrais fotovoltaicas
A região do Alentejo vai ter quatro novas centrais fotovoltaicas, num investimento de 110 milhões de euros da empresa promotora Energi Innovation. As novas centrais fotovoltaicas serão construídas nos concelhos de Nisa, Évora, Ourique e Aljustrel, sem recurso a quaisquer fundos públicos.
Segundo o jornal Público, a Energi Innovation diz que as novas centrais fotovoltaicas vão produzir cerca de 270 gigawatts-hora (GWh) de energia por ano, o equivalente ao consumo médio anual de quase 60 mil habitações.
Em Nisa, distrito de Portalegre, a licença de construção já foi atribuída. Os trabalhos de construção da linha distribuidora, o que demora mais tempo, já estão a decorrer, e a empresa promotora diz que a central deverá estar operacional no terceiro trimestre de 2019. No total, a capacidade instalada é de 50 megawatts (MW). Em Ourique, prevê-se que a obra esteja terminada e a funcionar em pleno no segundo trimestre de 2019, com uma capacidade de produção também de 50 megawatts. A central de Évora (capacidade de 25 MW) já está em construção, e é provável que comece já a operar no final de 2018. Por fim, a central de Messajana, Aljustrel, tem uma capacidade de 10MW e deverá estar concluída no segundo trimestre de 2019.