Algarve. Alunos desafiados a mostrar a importância da preservação da Água
Estão abertas as inscrições para a 12.ª edição do Concurso “Água Jovem 2022”, uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA-ARH), em parceria com as empresas Águas do Algarve S.A. e o Mundo Aquático S.A. (Zoomarine), e com o apoio da International Water Technology, SA.
Os alunos do ensino pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve, estão desafiados a criar um trabalho criativo em formato digital/on-line, seja um texto, um desenho ou um vídeo, no qual demonstrem o valor que a água tem para a região. A atividade divide-se, este ano, em dois temas: “O (verdadeiro) valor da água” e “A Ribeira de Odelouca”.
No primeiro tema, é pedido que os participantes exemplifiquem a importância que a água tem para a sua vida e para a de todos os que os rodeiam (família, comunidade escolar e região do Algarve). Já o segundo tema, foca-se no conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região.
O Algarve é uma zona especialmente afetada pela seca que se tem vindo a sentir no país. A água é um bem precioso mas escasso, e por essa mesma razão, este concurso pretende sensibilizar e informar as comunidades escolares da importância da preservação do património água, fomentado o conhecimento e contribuindo para uma gestão participada.
As escolas devem inscrever-se pedindo o formulário por email (paula.vaz@apambiente.pt). Os projetos podem ser enviados para a APA-ARH até ao dia 20 de maio. Pode consultar o regulamento aqui.
A entrega dos prémios e a apresentação pública dos trabalhos será realizada no dia 1 de junho em Portimão, durante o Fórum Água Jovem 2022.