Alimentação rica em fruta e vegetais pode ajudar a prevenir a asma
Um novo estudo revela que a ingestão de frutas e vegetais em grandes quantidades pode ajudar a proteger e a prevenir a asma. Os investigadores concluíram que os ratos utilizados no estudo, que foram alimentados com uma dieta rica em fibra, apresentavam menos inflamações pulmonares quando expostos ao pó doméstico, que normalmente desencadeia a reacção alérgica, do que aqueles que não tiverem uma alimentação rica em fibra.
Segundo os investigadores, as conclusões do estudo, que foram publicadas na Nature Medicine, podem ser aplicadas aos humanos e sublinham que o que comemos pode influenciar o desenvolvimento de células imunitárias e outras doenças que não as do foro digestivo.
Um estudo anterior concluiu que a asma e a síndrome do cólon irritável podem ser causadas pela mesma reacção inflamatória. As pessoas que sofrem da síndrome do cólon irritável possuem o dobro da probabilidade de ter também sintomas asmáticos.
“Nas décadas mais recentes, a incidência da asma aumentou nos países desenvolvidos, enquanto que o consumo de uma dieta baseada em fibra decresceu nesses mesmos países”, afirma Benjamin Marsland, da Universidade de Lausanne na Suíç. A equipa deste investigador observou que os ratos alimentados com uma dieta pobre em fibras desenvolviam mais inflamações pulmonares em resposta aos ácaros do pó. Contrariamente, os que foram alimentados com bastantes fibras tinham reacções alérgicas menores.
Foto: Moyan_Brenn / Creative Commons