Alimentos serão os mais sacrificados com as alterações climáticas



Quando pensamos em alterações climáticas, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os fenómenos extremos. E ainda bem que temos essa noção, uma vez que estes fenómenos serão cada vez mais constantes. Mas este não é o único perigo decorrente do aquecimento global.

Os alimentos também serão sacrificados – na verdade, e de acordo com um estudo publicado na revista Nature, eles já estão a sofrer com os efeitos da mudança climática. Assim, as plantas que fornecem à população mundial grande parte de seu consumo diário de zinco e ferro terão quantidades reduzidas destes nutrientes com os níveis elevados de CO2 previstos para 2050, de acordo com o trabalho de cientistas israelitas.

Dado que cerca de duas mil milhões de pessoas sofrem, actualmente, de deficiência de zinco e ferro, resultando em 63 milhões de mortes ano por subnutrição, a redução destes elementos representa uma série ameaça.

Alguns estudos anteriores de crescimento de colheitas em estufas e câmaras com níveis elevados de CO2 mostraram redução de nutrientes, mas foram criticados por usarem condições artificiais.

Por outro lado, explica o Planeta Sustentável, as experiências que utilizam o chamado enriquecimento de dióxido de carbono tornaram-se o padrão, por permitirem que as plantas possam ser cultivadas em campos abertos com níveis elevados de CO2. Ainda assim, estudos com este método usaram amostras de pequeno tamanho e foram inconclusivos.

Itai Kloog, da Universidade Ben Gurion, em Israel, fez um exame de sete locais – no Japão, Austrália e Estados Unidos – com concentrações na casa das 546-586 partes por milhão (ppm). Ele e a sua equipa testaram as concentrações de nutrientes nas partes comestíveis de trigo, milho, sorgo e soja, além de ervilhas.

Os resultados mostraram uma queda significativa de zinco e ferro e de proteínas no trigo, com variações dependendo do local, na faixa dos 5.1%, 6.3% e até 9.3%. Os nutrientes também sofreram diminuição no caso de legumes, segundo o Triple Pundit.

Foto:  camy west / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...