Almada é a cidade europeia que mais se empenhou pela mobilidade sustentável

A cidade de Almada venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010, instituído pela Comissão Europeia para reconhecer a cidade que mais se empenhou na sensibilização pela mobilidade sustentável.

De acordo com a Comissão Europeia, participaram no concurso 2221 cidades e vilas europeias – 66 das quais portuguesas – tendo Almada superado as congéneres de Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia) na finalíssima.

O júri destacou as actividades desenvolvidas por Almada no decorrer da Semana Europeia da Mobilidade, assim como o lançamento do serviço de mobilidade reduzida Flexibus (autocarros eléctricos), a construção de uma bicilink entre a FCT/UNL e o Madam Parque (campus universitário do Monte da Caparica), a entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento e a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.

Recorde-se que Almada é uma das poucas cidades europeias a aderir pelo décimo ano consecutivo a esta iniciativa.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que pretende dar a conhecer soluções de mobilidade mais amigas do ambiente e sensibilizar os cidadãos para a importância do papel de cada um na adopção de novos padrões de mobilidade.

“Há demasiados europeus que usam o carro mesmo para pequenas deslocações. O aumento da poluição e dos congestionamentos são nocivos para o ambiente e para a saúde. A Semana Europeia da Mobilidade premeia autarquias que conseguem incentivar as pessoas a utilizar outros meios de deslocação, contribuindo assim para melhorar a saúde e qualidade de vida nas cidades”, explicou o comissário europeu Janez Potocnik, que entregou o galardão.

“Espero que Almada, Múrcia e Riga inspirem muitas outras cidades por toda a Europa”, concluiu o responsável.

Leia o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Almada. E o da Comissão Europeia.

E o site da Semana Europeia da Mobilidade.

A nona edição da Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2010 e teve como tema “Viaje bem, viva melhor”. O objectivo foi realçar as vantagens da mobilidade activa sustentável para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Deixar uma resposta

4 comments

  1. ramtamplam

    É verdade! Cortou a avenida central para parecer pedonal, atirou o trânsito para os bairros, arrazou com o estacionamento das ruas, implementou semaforização idiota, complicou o trânsito com sentidos únicos e soltou a policia do regime estalinista(ECALMA) para multar e rebocar todos os cidadãos que, contra vontade da câmara, ainda não venderam o carro. Por isso é uma cidade onde o comércio definha e cada vez mais velha: ninguém quer vir morar aqui. Parabéns à Camara de Almada pela esperteza de esconder o lixo debaixo do tapete. A minha solidariedade para com os outros cidadãos que como eu, suportam o plano de imobilidade.

  2. Guilhermina Machado

    Pena que nem todos os Almadenses se possam contragular com este prémio!……….. Estou a refrir-me aos moradores da Rua Conceição Sameiro Antunes que além de concorcordar que com tudo isto “mataram” a Cidade, ficaram com todo o lixo (sonoro e atmosférico) Terminal Rodoviário. Isto é uma pouca vergonha. Disto não falaram; mais uma vez como já alguém referiu, ficou debaixo do “tapete”, mas “a verdade há-de vir ao de cima” pois isto foi um compromisso que está na Carta mais evidenciado na Parte I no ponto I.14. Não vamos ficar com toda esta poluição sonora e atmosférica; já chega a sonora do metro de superfície quando não existe verba para a sua manutenção…

  3. Margarida Maria

    A Rua Conceição Sameiro Antunes é o rosto de uma câmara autoritária que a troco de um hotel no Centro Sul hipotecou a vida dos seus moradores com autocarros até dizer chega constantemente a passarem, dia e noite até altas horas da madrugada. Nas paragens desta rua chegam e partem diariamente perto de 500 autocarros todos a poluirem, sonora e ambiental, só nos faltava o derrame de óleo para completar a situação.A isto podemos juntar o Metro que circula madrugada dentro, às moscas, só a fazer barrulho. À grande Maria Emília, grande ambientalista, se este filme passasse noutra freguesia oposta ao PC atiravam-se com “unhas e dentes”. Muitos parabéns pelo 1º Prémio de Almada cidade europeia. Prémio conseguido a troco do enterro dos seus munícipes os que lhes pagam o IMI mais alto do País. A Rua Conceição Sameiro Antunes a rua mais poluida de Almada, equivalente a uma autoestrada é onde o EMI é mais caro 0.70%…

  4. Missao Tanizaki

    Transporte Individual & POLUIÇÃO “ZERO” ! ! ! ! ! !

    Será o FIM do Transporte Público Coletivo ! ? ! ? ! ? ! ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    Muito provavelmente a Tecnologia Invertida utilizada em Mesa de Jogo que funciona com AR Comprimido poderá passar a ser utilizada no Desenvolvimento da Tecnologia dos Meios de Transporte, em especial para o Transporte Individual.

    As Principais Razões são:

    1) POLUIÇÃO “ZERO” – SEM UTOPIA ! ! ! ! ! !

    2) Grande Diminuição de Perda Energética devido ao ATRITOS.

    3) Os Propulsores a AR Comprimido são de Construção SIMPLES – milhares de vezes MENOR se comparado aos Tradicionais Motores à Combustão.

    4) Na atualidade já há dois tipos de Bomba / Motor Elétrico promissores.

    5) Tecnologia de Transmissão de Energia Sem Fio já existente, mas ainda requer mais avanços.

    Observação 01: Grande Parte dos Cidadãos das Atuais Gerações terão dificuldades na sua utilização, pois no mínimo vai requer que saiba utilizar patins – EU, só tentaria depois de um CURSO para IDOSOS, AINDA NÃO EXISTENTE, portanto só em outra ENCARNAÇÃO, se é que existe / ocorre.

    Observação 02: Haverá necessidade de Desenvolver Novas Tecnologias de SEGURANÇA para reduzir ACIDENTES que provavelmente será Um “Air Bag” Apaptado.

    Observação 03: apenas Algumas Partes da Tecnologia poderá ser PATENTEADA.

    PREVISÃO 01: será o FIM do Transporte Público Coletivo ! ? ! ? ! ? ! ?

    PREVISÃO 02: o RECURSO poderá se torna em uma Nova Realidade entre 2 a 5 anos, mas dependerá de VOCÊ & Sociedade Brasileira apoiar / contribuir com essa PROPOSTA da Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

Patrocinadores