Alterações climáticas podem ameaçar desportos de Inverno
Com os jogos Olímpicos de Inverno à porta, as atenções voltam-se agora não para os atletas e os desportos em si, mas para as condições climatéricas para receber as modalidades nos próximos anos.
Um estudo recente mostra que Sochi, Vancouver, Chamonix, Nagano e Squaw Valley estão sob ameaça das alterações climáticas e em breve poderão não ter condições para realizar desportos no gelo e na neve.
Segundo o estudo, citado pelo agregador de running & lifestyle O Meu Bem Estar, se o aquecimento global continuar ao ritmo actual, apenas 10 das 19 cidades que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno terão condições para acolher o evento em 2050. No final do século, este número pode diminuir para seis.
“O legado cultural da celebração mundial dos desportos de Inverno está cada vez mais em risco”, disse o professor Daniel Scott, co-autor do estudo.
“As cidades onde se realizam os tradicionais desportos de Inverno terão cada vez menos capacidade para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno num mundo que se mostra mais quente”, acrescentou
Mesmo que sejam tomadas medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e, consequentemente, o impacto do aquecimento global nos próximos anos, os investigadores consideram que o número de cidades que podem sediar os jogos no final do seco irá diminuir drasticamente no final do século.
No final de 2050, quatro dos locais que recebem os Jogos Olímpicos terão temperaturas muito elevadas, não tendo, por isso, condições para realizar a competição.
Se a temperatura mínima se mantiver acima dos zero graus numa cidade, as superfícies cobertas com neve e gelo acabarão por derreter, comprovaram os investigadores. Além disso, com estas temperaturas – acima do aceitável para a prática dos desportos de Inverno -, a formação de neve acabará por afectar a prática das modalidades. Já para não falar da chuva que pode também contribuir para um cenário perigoso para os atletas.
Embora os Jogos Olímpicos de Inverno tenham sido o foco do estudo, os investigadores afirmam que as conclusões “devem preocupar não só os atletas profissionais, mas também a todos os que praticam desportos na neve ou gelo”.
A preocupação com os efeitos que as alterações climáticas podem ter nos desportos Inverno não é recente. No ano passado, 75 atletas medalhados nos Jogos Olímpicos de Inverno escreveram uma carta ao presidente Barack Obama, solicitando-lhe que tomasse medidas para combater as mudanças climáticas.
O agregador O Meu Bem Estar, irmão gémeo do Green Savers, dedica-se aos temas do running, lifestyle, exercício físico, saúde e bem-estar físico. Pode segui-lo também no Facebook.
Foto: Boston Public Library / Creative Commons