Alugar painéis solares é uma solução de energia verde sem investimento inicial
As energias renováveis são o presente e o futuro da energia, pelo que se torna fundamental democratizar o seu acesso aos consumidores portugueses, que cada vez mais têm aderido ou pretendem aderir à energia solar.
Uma das mais recentes inovações no setor das energias renováveis é a possibilidade de usufruir de energia solar através de um serviço de subscrição de painéis solares. Esta modalidade, semelhante aos serviços de subscrição das populares plataformas de streaming, permite aos consumidores beneficiarem desta energia verde sem terem de avançar com um investimento inicial.
O serviço envolve uma parceria com uma empresa que instala os painéis na habitação de forma gratuita e assume a responsabilidade pela manutenção e eventuais reparações ao sistema. A grande vantagem é a economia imediata, quer em relação à instalação, com custos a partir dos 2.300€, quer com uma redução média de 50% nas contas de energia desde o primeiro mês.
Não existem também preocupações com custos extra em caso de necessidade de reparação, ao contrário do que acontece no modelo de aquisição de painéis solares em que, após findar o período de garantia, geralmente de 3 a 5 anos, este encargo passa a ser responsabilidade do proprietário.
O valor da subscrição varia consoante o consumo energético de cada residência e o espaço disponível para a instalação. Existem opções com mensalidades a partir dos 25€, sendo possível simular as ofertas disponíveis no mercado para obter um orçamento mais preciso. Esta subscrição não impede a compra dos painéis solares durante o contrato, podendo a qualquer momento ser alterada para instalação permanente. Os contratos de subscrição de painéis solares têm uma duração standard de 20 anos.
A subscrição de painéis solares é, sem dúvida alguma, uma solução a considerar, uma vez que oferece benefícios tanto para os consumidores, como para o meio ambiente. Ao aderirem a este sistema, os consumidores podem reduzir significativamente os custos com a eletricidade a longo prazo, aumentar a autonomia energética e contribuir para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Os consumidores interessados nesta opção podem encontrar informações detalhadas no site da plataforma de finanças pessoais ComparaJá, que oferece um serviço de acompanhamento personalizado e gratuito, assim como comparações de preços e orientação especializada para que cada um possa escolher a melhor solução solar para uso doméstico.