Alumni da Escola Superior de Biotecnologia lançam prémio Internacional de Inovação em Biotecnologia
A Associação de Antigos Alunos (Alumni) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Amyris Bio Products Portugal, lançaram um novo prémio Internacional de Inovação em Biotecnologia.
O Amyris Innovation BIG Impact Award está aberto a toda a sociedade e pretende distinguir um projeto inovador na área da Biotecnologia, ou seja, um produto ou serviço sustentável, inovador e com benefício para a sociedade.
O novo concurso está a aceitar inscrições até ao dia 22 de julho de 2021, e o primeiro passo é a submissão de um Extended-Abstract através do site da Conferência. Após a submissão, o júri analisará o grau de inovação, o potencial no mercado e a questão da sustentabilidade económica e ambiental.
Os projetos finalistas serão apresentados a 9 de Outubro no 3ª Fórum de Inovação em Biotecnologia “Fostering Smart Innovation Synergies”. As três equipas com melhor classificação, atribuída por uma Comissão Científica e pelos participantes no Fórum, ganharão um prémio monetário patrocinado pela Amyris Inc.
Hugo Choupina, co-organizador do prémio e do 3ª Fórum de Inovação em Biotecnologia “Fostering Smart Innovation Synergies”, explica que “o Amyris Innovation BIG Impact Award pretende distinguir ideias e/ou projetos de base biotecnológica que desenvolvam produtos/soluções inovadoras e sustentáveis em diferentes áreas (combater doenças raras e debilitantes, reduzir a pegada ambiental, a produção industrial segura e eficiente, energia limpa, entre outros), tendo potencial para terem um tremendo impacto positivo para a Sociedade e para o Planeta.”
Ana Leite Oliveira, co-organizadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, explica que o desafio é grande, mas que “em Portugal existe capacidade para responder positivamente com muitos e bons projetos.”