Ambiente, história e gastronomia tentam combater sazonalidade da praia do Barril, em Tavira (com VÍDEO)

A sazonalidade é um dos grandes problemas do litoral português, sobretudo a Sul, e várias câmaras, universidades ou mesmo empresas privadas têm tentado combater este flagelo com o desenvolvimento da economia local e serviços ligados ao ambiente e biodiversidade.

É o caso da Praia do Barril, em Tavira, que lançou em 2013 um projecto de desenvolvimento turístico que aposta na criação de emprego, recuperação da história da praia e suas infra-estruturas e no turismo sénior e ambiental para criar uma oferta diversificada, que não seja tão dependente do Verão e do Sol.

“É uma forma de interpretação do território de uma forma diversa do que tradicionalmente tem sido feito. O recurso do território é o ponto de partida da criação de um novo produto turístico”, explicou ao Economia Verde António Almeida Pires, um dos responsáveis pelo projecto.

Numa primeira fase, o projecto lançou o desafio a 170 jovens licenciados desempregados, que se propuseram a um estágio profissional de um ano. Destes, foram escolhidos dez, licenciados em diferentes áreas – da engenharia alimentar à arqueologia – que trabalham sob a orientação dos coordenadores do projecto.

Com a recuperação da infra-estrutura chega também uma mercearia, que venderá apenas produtos locais, e um museu. A mercearia estará ligada à economia regional, agrícola e piscícola.

Assim, e enquanto o engenheiro alimentar cria um novo licor a partir da laranja e alfarrobas, a jovem arqueóloga trabalha no museu da praia do Barril. Até 1966, a pesca do atum teve um peso muito grande na praia. De Abril a Setembro, viviam naquele arraial cerca de 80 pescadores e suas famílias. É esta gente que o museu quer homenagear.

Serão também identificados percursos de natureza, que poderão levar as pessoas à praia do Barril no Verão, como já acontece, mas também no Inverno. Assim se tentará combater a sazonalidade do Barril. Este projecto foi pensado por uma bióloga, que interpretou o território e criou percursos para caminhadas.

Veja o episódio 246 do Economia Verde.

Foto:  Tolbxela / Creative Commons

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Cristina

    Tentam é o correto.

Patrocinadores

css.php