Americanos e mexicanos usam muro da fronteira como rede de voleibol
A fronteira entre os Estados Unidos e o México é uma das mais movimentadas do mundo e, também, uma das mais vigiadas e mortais – o clima árido mata milhares de migrantes por ano. Ela separa dois povos que, na verdade, são irmãos, mas a criatividade voltou a juntá-los através do Wallyball.
O Wallyball é uma tradição anual das cidades de Naco, no Arizona, Estados Unidos, e… Naco, em Sonora, no México. Durante o mês de Abril, equipas dos dois lados da fronteira – e do muro – jogam a sua versão do jogo de voleibol.
“Para nós representa a celebração da união de dois países”, explicou ao Quartz Rafa Fernandez de Castro, da consultora Fusion.
Denominada Fiesta Bi-Nacional, o jogo pretende solidificar as relações transnacionais entre o México e os Estados Unidos, apesar das tensões sobre a migração e outros temas fracturantes. E o Wallyball faz parte da Fiesta Bi-Nacional desde 1979, inspirando competições idênticas entre outros locais da fronteira americana – San Diego e Tijuana, por exemplo.
“É a celebração da união de dois países”, nas palavras de José Lorenzo Villegas, mayor da Naco mexicana. “O que é anormal é que ambas as equipas estão a jogar em casa – o muro é a rede”.