Anadarko Petroleum descobre reserva de gás natural em Moçambique
A Anadarko Petroleum diz ter feito a maior descoberta de gás natural em Moçambique da história da empresa e talvez dos últimos dez anos a nível mundial. O campo no mar contém 15 a 30 triliões de pés cúbicos de gás natural recuperável, ultrapassando em larga escala a estimativa inicial de seis triliões de pés cúbicos, avançou a companhia norte-americana.
Moçambique será um dos grandes produtores de gás natural nas próximas décadas, não apenas devido a esta descoberta, mas também depois daquelas que foram feitas pela portuguesa Galp e pela italiana Eni em Outubro. O montante descoberto pela Anadarko daria para abastecer o mercado dos EUA durante um ano.
O campo é “offshore”, portanto a empresa terá agora de construir uma instalação na região de Rovuma para trazer o gás para terra e depois exportar. A Anadarko tem 36,5% da descoberta, enquanto que a Mitsui, BPRL Ventures Moçambique B.V, Videocon Moçambique Rovuma e Cove Energia Moçambique Rovuma Offshore Ltd. possuem as restantes participações no campo.