Anéis das árvores na Ásia ajudam a reconstituir história dos rios até 813 anos atrás



A investigação da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura (SUTD) reconstituiu, através dos anéis das árvores, a história até 813 anos atrás das descargas dos rios na região das Monções da Ásia. Foi analisado o período entre 1200 e 2012, e foram abrangidas 62 estações, 41 rios e 16 países. O trabalho foi também baseado no projeto Monsoon Asia Drought Atlas (MADA).

O principal objetivo do estudo é perceber quais serão as mudanças climáticas futuras, e de que maneira se pode melhorar a gestão das águas nesta região, onde habitam mais de 3 mil milhões de pessoas.

Hung Tan Thai Nguyen, um dos autores, explica em comunicado “Os resultados revelam que os rios na Ásia se comportam dentro de um padrão lógico. Grandes secas e grandes períodos de chuva ocorreram  simultaneamente em bacias adjacentes ou próximas. (…) Isto tem implicações importantes na gestão da água, especialmente quando a economia de um país depende de diversas bacias hidrográficas, como é o caso da Tailândia”.

“Esta investigação é de grande importância para os criadores de políticas; precisamos de saber onde e por que razão o rio mudou durante o último milénio, para tomar decisões sobre infraestruturas dependentes da água”, conclui Stefano Galelli, Investigador do estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...