Angola: Kuvango vai renascer com novas infra-estruturas sociais
A construção de novas infra-estruturas sociais, como escolas, hospitais ou bancos, vão estimular o potencial económico e desenvolvimento do município de Kuvango, a 365 quilómetros do Lubango, província de Huíla.
De acordo com o administrador municipal, João Hilifilua, estão a caminho de Kuvango novas escolas, a reposição da rede sanitária, agências bancárias e um novo sistema de distribuição e tratamento de água.
Em declarações à Angop, o responsável sublinhou ainda que será reabilitado o caminho-de-ferro de Moçâmedes, cujo traçado cruza o município em direcção ao Kuando Kubango.
Ainda segundo João Hilifilua, as bases para um desenvolvimento sustentável em Kuvango estão a ser lançadas através da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Fome e redução da Pobreza.
Com uma superfície territorial de 94.680 quilómetros quadrados, o município de Kuvango tem cerca de 93 mil habitantes, que se dedicam à agricultura, caça e pesca.
Recorde-se que o administrador municipal tinha já admitido, no mês passado, a construção de duas novas escolas, cada uma com seis salas de alunos, nas comunas de Galangue e Vicungo. Ao todo, o investimento será de 506 milhões de kwanzas [€3,7 milhões; R$ 8,4 milhões).
Já o hospital municipal terá capacidade para 120 camas e usará um sistema de captação e tratamento de água potável.