Antes: fábrica de amendoins. Depois: parque de skate. (com fotos)



A francesa Bang Architects transformou uma antiga fábrica de amendoins, delapidada e vandalizada, num moderno parque de skate. O espaço, um ponto de encontro da comunidade jovem de Calais, na França, tem na luz o seu maior tesouro.

Denominado ZAP’ADOS, o parque foi construído ao longo do canal de St.Pierre e é a extensão de uma recente renovação urbana, um projecto desenvolvido pela La Cité de la Dentelle. O bairro de St.Pierre era onde, outrora, se concentrava a malha industrial de Calais.

Para tornar o projecto visível, a Bang forrou a antiga fábrica de um cor-de-laranja brilhante, que não só chama a atenção dos seus potenciais visitantes e utilizadores mas deixa que a luz entre, de forma natural, no interior.

O ponto de partida neste projecto foi a troca dos antigos – vandalizados e obscuros – painéis de cimento por materiais naturais e que permitem a entrada abundante de luz. Foram derrubadas duas paredes de cimento, e substituídas por vidros. Estes não só deixam entrar a luz natural no interior como evitam que os artistas de graffiti fiquem demasiado entusiasmados com o exterior do edifício.

As pistas de skate foram construídas com madeira de betúla finlandesa, e há uma longa passagem que garante que os espectadores podem ser parte da experiência, mas sem entrarem na área dos skaters, os verdadeiros artistas.

“É um fantástico exemplo de uma reutilização, adaptação e renovação urbana – especialmente porque vem com um propósito positivo e colorido, que irá dar aos jovens da cidade a atenção que eles precisam”, explica o Inhabitat. Com uma malha industrial, muitas vezes, ao abandono, seria interessante que Portugal encontrasse no exemplo de Calais um rumo para transformar as suas cidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...