Aquecimento global irá levar ao aumento do número de crimes ao longo do século



O aquecimento global não vai apenas potenciar o degelo das calotes polares, as inundações com maior frequência e as secas mais severas. Um estudo recente revela que o aquecimento global vai fazer também aumentar a taxa de criminalidade.

O estudo foi elaborado por Matthew Ranson, economista, que cruzou dados sobre o histórico de crimes e as temperaturas, comprovando que o tempo mais quente tende a potenciar mais assassinatos, violações, assaltos e outro tipo de delitos. “Olhando para o passado, vemos uma forte relação entre a temperatura e os crimes”, indica o autor, citado pelo Atlantic Cities. “Tudo indica que assim deverá continuar no futuro”, acrescenta.

Mas qual o aumento no índice de criminalidade que se deve esperar? Utilizando as projecções do Intergovernamental Panel on Climate Change, Ranson calculou que entre 2010 e 2099, as alterações climáticas deverão causar “22 mil homicídios, 180 mil violações, 1,2 milhões de assaltos graves, 2,3 assaltos normais, 1,3 milhões de burlas, 2,2 milhões de casos de roubo por esticão e 580 mil roubos de viaturas” adicionais à taxa de criminalidade normal. Os dados são apenas para os Estados Unidos, mas o princípio poderá ser aplicado aos restantes países, com valores diferentes.

E qual a razão para temperaturas mais elevadas estimularem o aumento dos crimes? Segundo Ranson, a justificação varia de crime para crime. Os crimes que envolvem propriedades, como o roubo ou a burla, tendem a aumentar com o aumento da temperatura, mas decrescem quando as temperaturas são mais amenas, na ordem dos 10 graus Celsius. Tal facto sugere que o tempo frio pode criar obstáculos para cometer este tipo de delitos – janelas fechadas devido ao frio, por exemplo.

Também a relação entre os crimes violentos e as temperaturas é linear – à medida que o termómetro aumenta, também aumentam o número de crimes. De acordo com o autor do estudo, este padrão suporta a ideia de que “temperaturas mais quentes aumentam a frequência das interacções sociais, das quais uma pequena percentagem resulta em violência”.

Existe ainda outro factor que Ranson considera relevante: estudos anteriores indicam que, com o aumento das temperaturas, as pessoas tendem a tornar-se mais agressivas.

Foto: Alan Cleaver / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...