Aranhas cresceram mais que o normal este Verão
Disfrutou do Verão? Também as aranhas. De acordo com os investigadores, o Verão quente global permitiu que as aranhas se alimentassem abundantemente e crescessem mais que o normal. E tal pode significar que os próximos aracnídeos que encontre na sua casa sejam maiores que o habitualmente.
O Verão ameno permitiu que as criaturas de oito patas prosperassem perante a abundância de alimento. Mas com as temperaturas a baixar e a época de acasalamento a começar, estes animais começarão a procurar espaços fechados, como as habitações, para encontrar um potencial parceiro. No entanto, a “invasão” não deverá acontecer antes de meados de Outubro, já que até lá as aranhas de ambos os sexos permanecem nas suas teias e só quando a próxima estação começar é que os machos começam a procurar por uma parceira.
De acordo com Lawrence Bee, da British Arachnological Society, as pessoas vão encontrar maiores aranhas dentro das casas, quando o tempo frio as fizer procurar refúgio e parceiro sexual, refere o Daily Mail.O especialista defende ainda que foi o Verão ameno, nem muito quente nem muito frio, que permitiu às aranhas caçarem mais e consequentemente, crescerem mais.
Outro dos factores que terá contribuído para a prosperidade das aranhas foi o último Inverno. Com temperaturas não tão severas mais crias de arranhas sobreviveram ao rigor do inverno e como tal, o seu número aumentou. Porém, Lawrence Bee não considera que este aumento em número e tamanha será consistente ano após ano, sendo este uma excepção. O especialista indica ainda que as casas não serão necessariamente invadidas por mais e maiores aranhas, mas a hipótese mantém-se.
Ainda assim, os especialistas indicam que é necessário aprender a respeitar estes convidados, já que as aranhas são o serviço mais eficaz de controlo de pragas, pois alimentam-se de outros insectos indesejados.
Foto: Gareth Peate / Creative Commons