Arnold Schwarzenegger chega ao activismo ambiental com o projecto Sustainia



O actor e ex-Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, é a mais recente figura pública a dar a cara pelo activismo ambiental. O norte-americano juntou-se a Connie Hedegaard, responsável da União Europeia pelas alterações climáticas, no lançamento do projeto virtual Sustainia, que pretende avisar a população para o futuro sustentável e a forma como podem utilizar cada vez menos recursos.

A Sustainia foi ontem lançada e irá levar as pessoas a imaginar um futuro ambientalmente mais sustentável, através de representações geográficas, imagens e da integração de dezenas de novas tecnologias no nosso dia-a-dia.

Apoiado pelas Nações Unidas, entre outros parceiros, o Sustainia tem como principal objectivo assegurar às pessoas que a transição para a economia verde e desenvolvimento sustentável não irá levar à perda de qualidade de vida.

“Lançámos [o Sustainia] porque é difícil para as pessoas perceber como será o futuro sustentável. Muitos não querem deixar o que hoje sabem porque têm medo que, se mudarem, vão ter uma vida cinzenta e desinteressante”, explicou Hedegaard ao Guardian.

“Se podermos mostrar-lhe que isso não tem de ser assim, podemos criar cidades onde o ar é mais limpo, onde as pessoas têm melhores transportes e excelentes casas para viver. Mostrar esta visão é importante”, continuou o responsável.

Como muitas outras, a iniciativa vai chegar ao Rio+20 em Junho. Aí, será lançado um prémio, uma espécie de Prémio Nobel para o Desenvolvimento Sustentável, que irá galardoar as tecnologias e design inovadores que ajudam a combater os problemas ambientais.

“Acho que esta é uma forma importante de demonstrar que a sustentabilidade é a melhor escola para nós, comunidades e indivíduos”, explicou Schwarzenegger, a que se juntou ainda a Rajendra Pachauri, chefe do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas e Gro Harlem Burndtland, considerada a fundadora do pensamento relacionado com o desenvolvimento sustentável, na promoção do projecto.

Microsoft, General Electric, Phillips e Tetra Pak são algumas das empresas que também estão envolvidas na Sustainia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...