Arte na areia da praia (com fotos)
Andres Amador usa a areia da praia como tela para suas obras – numa espécie de manifesto de como fazer muito com pouco. Primeiro, esboça as formas geométricas numa folha de papel e, depois, desenha-as na areia. Natural de São Francisco, EUA, o artista desenvolve o seu talento em criações impressionantes feitas em grande escala, algumas delas atingindo 500 metros.
Com o auxilio do Google Earth, Andres escolhe os locais e aproveita as fases de lua cheia para trabalhar durante a maré baixa até completar as obras. O mais impressionante é que o artista não se limita a esculpir na areia – ele interage com a topografia física do local. Para isso, usa apenas uma ferramenta de jardinagem e a ajuda de voluntários para desenhar. No seu site oficial, além de inúmeras fotos que não conseguimos parar de ver, ele explica como tudo começou: “Um dia, enquanto estava na praia, expliquei os aspectos da geometria a um amigo, a criação de círculos e triângulos. Foi então que me ocorreu que poderia fazer esses desenhos na areia, pois o seu tamanho pode ser virtualmente ilimitado”.
Andres leva a sua arte a cerimónias como aniversários, festivais, reuniões, eventos empresariais, entre outros. O artista também promove workshops onde ensina sua técnica. Mas o principal ensinamento que nos dá é sobre a força da simplicidade.
Foto: Andres Amador Arts
[nggallery id=3170 template=greensavers]