Artista inglês idealiza cidade futurista alimentada por cogumelos (com FOTOS)



O artista e designer Tobias Revell imaginou um futuro em que a imensa cidade de Mumbai, na Índia, é alimentada por cogumelos geradores de energia. No seu documentário de ficção científica New Mumbai, Revell explica como um laboratório de investigação de biologia sintética futurista descobre que as suas amostras fúngicas foram roubadas por ladrões que rapidamente aprendem a adaptar a tecnologia às suas necessidades pessoais e às da comunidade, de forma amiga do ambiente.

No seu filme, Revell mostra como os cogumelos crescem rapidamente e começam a recolher a energia do sol, tornando-se numa fonte de calor e iluminação – uma espécie de painel solar orgânico. Eles podem mesmo ser manipulados de modo a alimentar um edifício inteiro. Alguns fungos crescem fortes o suficiente para se tornarem em abrigos, partes estruturantes dos edifícios ou em superfícies que albergam culturas agrícolas locais.

Os benefícios dos cogumelos expandem-se ainda mais à medida que moradores inteligentes da favela de Dharavi descobrem o novo recurso. As suas superfícies porosas conseguem absorver as águas das chuvas sazonais, as quais podem assim ser reutilizadas para beber e tomar banho.

Apesar do imaginário de Revell parecer improvável, ele consegue recolher as questões sociais e económicas de Mumbai e apresentar uma solução única. O filme incentiva a uma solução criativa e ecológica para problemas em larga escala, o que pode não estar muito distante da realidade no futuro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...