Árvore Europeia do Ano: sobreiro de excelência com 234 anos representa Portugal
Tem 14 metros de altura, um perímetro de tronco superior a 4,15 metros e a já muito respeitável idade de 234 anos. Falamos do maior sobreiro do mundo, plantado em terras alentejanas e concorrente de peso ao concurso da Árvore Europeia do Ano.
Com título certificado pelo livro de recordes mundiais do Guinness, o maior sobreiro do mundo tem em Águas de Moura (concelho de Palmela, distrito de Setúbal), o seu porto de abrigo há mais de duas centenas de anos.
Protegida pelo manto de “interesse público”, esta magnifica árvore soma recordes ao longo da sua extensa existência. Produtor de cortiça sem concorrência à altura, este sobreiro teve em 1991 um ano de excelência: a cortiça extraída dos seus ramos foi transformada em mais de 100 mil rolhas, uma produção muito acima dos seus “rivais”.
É representado por este exemplar de qualidade superior, que Portugal entra pela primeira vez no certame organizado pela Environmental Partnership Association (EPA). Criado em 2011, o evento percorre vilas e vielas por toda a Europa em busca da árvore com a história mais interessante para contar.
Até 28 de Fevereiro, o sobreiro de Águas de Moura está a concurso pelo nobre título, par a par com outras doze árvores históricas, como a tília belga, a sequóia búlgara ou o ulmeiro espanhol. A 21 de Março, Dia Internacional das Florestas, será conhecido o resultado, com direito a cerimónia de entrega no Parlamento Europeu.
Foto: European Tree off the Year 2018