Árvore mais velha do Reino Unido descoberta no adro de uma igreja galesa (com FOTOS)
Defynnog, uma pequena localidade do País de Gales, alberga a árvore mais antiga do Reino Unido e uma das mais velhas da Europa – um teixo com cerca de 5.000 anos. A árvore majestosa vive no adro da igreja de St Cynog.
Para determinar a idade do teixo, os peritos realizaram vários testes, incluindo ao ADN e aos anéis da árvore. Os resultados concluíram que o exemplar tem cerca de cinco milénios de vida. “Estou convencido de que esta é das árvores mais velhas da Europa. O seu ADN foi testado e os anéis contados, e tudo indica que tenha 5.000 anos”, afirma Janis Fry, perita em árvores antigas, cita o Daily Mail.
A árvore mais velha da Europa, e do mundo, vive numa região montanhosa na Suécia e tem cerca de 9.500 anos e ainda continua a crescer.
O teixo está plantado no lado norte de um antigo cemitério, que agora é o adro da igreja, provavelmente em honra de um antigo chefe do período neolítico. Existem vários teixos antigos, com pelo menos 600 anos, espalhados pelo Reino Unido, mas este teixo é agora o mais velho.
A Igreja do País de Gales lançou agora uma campanha para proteger os teixos dos adros das suas igrejas. A entidade religiosa está a enviar certificados para as paróquias e comunidades que têm alguns dos teixos mais antigos, onde indica a melhor forma de preservar as árvores.
O teixo é uma espécie de conífera venenosa nativa do oeste, centro e sul da Europa, noroeste de África, norte do Irão e do sudoeste da Ásia. Estas árvores vivem normalmente entre 400 a 600 anos, embora algumas possam viver muitos mais anos.
Uma das razões para a longevidade desta espécie é a capacidade de se dividir, devido ao peso do crescimento, e criar múltiplos troncos interligados, sem que sucumba a doenças que a podem contaminar no local da fractura, como acontece com muitas outras árvores. Outra das razões para a sua longevidade é a capacidade de fazer crescer mais raízes, mesmo já em idade avançada.
[nggallery id=738 template=greensavers]