As 11 estações de comboio mais bonitas do mundo
Se há estações de comboio que conquistam à primeira vista pelo seu design futurista, há também aquelas cuja história nos transporta para outros tempos.
O Menos um Carro apresenta as 11 estações de comboio do mundo que são um ponto de paragem obrigatório em qualquer viagem.
1. Estação de Atocha (Espanha)
Inaugurada em 1851, a estação de Atocha recebe cerca de 16 milhões de passageiros por ano. Foi na estação de Atocha que explodiu uma das bombas dos atentados terroristas de 11 de Março de 2004. Apresenta um design espaçoso e arejado e possui um jardim botânico interior, que lhe confere um toque natural.
2. Estação Jalan Sultan Hishamuddin (Malásia)
Construída em 1919 pelo arquitecto A.B.Hubbock, a estação de comboios Jalan Sultan Hishamuddin, em Kuala Lumpur, caracteriza-se pelo seu edifício de estilo mourisco e clássico que mais parece um palácio.
3. Estação Haydarpasa (Turquia)
Projectada pelos arquitectos alemães Otto Ritter e Helmuth Cuno e inaugurada em 1908, a estação integra um edifício que parece uma catedral. Infelizmente, no ano passado, um incêndio destruiu parte do telhado, obrigando a obras de recuperação no edifício.
4. Estação de Tanggula Mountain (Tibete)
Esta estação detém o título da mais alta estação do mundo, pois está a 5.068 metros acima do nível do mar. A estação fica no ponto mais alto da linha Qinghai-Tibete, que liga o Tibete ao resto da China.
5. Gare de Estrasburgo (França)
A Gare de Estrasburgo – inaugurada em 1983 – é famosa pela sua cúpula de vidro. No total, são 120 metros de painéis de vidro curvo que conferem luz natural ao interior da estação.
6. Terminal de Chatrapati Shivaji (Índia)
Chatrapati Shivaji é considerada património mundial da humanidade pela UNESCO. A estação combina a arquitectura tradicional indiana com o estilo vitoriano gótico britânico. Foi aqui que se filmou a cena final do filme “Quem quer ser milionário?”.
7. Estação Cascada de la Macarena (Argentina)
A estação Cascada de la Macarena é conhecida como a “Estação do Fim do Mundo”. Foi construída inicialmente para servir a prisão de Ushuaia, mas hoje em dia é utilizada, sobretudo, para fins turísticos.
8. Estação de Löwenhaus (Áustria)
A estação de Löwenhaus, em Innsbruck, Áustria, também é uma obra digna de visita, apresentando um registo mais moderno. O edifício é um dos quatro que formam um complexo de estações na linha que vai de Innsbruck à montanha Hafelekar. Cada edifício parece um bloco de gelo natural.
9. Estação de Kanazawa (Japão)
Com um desenho ultra-moderno, a estação apresenta duas partes distintas: a primeira que é a entrada e que lembra um meio-tambor japonês de madeira e a segunda que é uma estrutura em vidro que faz lembrar uma abóbada ou um chapéu-de-chuva.
10. Estação de Southern Cross (Austrália)
A estação de Southern Cross, em Melbourne, apresenta um telhado em forma de onda que, além do efeito visual futurista, foi desenhado de forma a permitir uma ventilação e iluminação ideais. É uma das mais movimentadas, em Melbourne.
11. Estação Central de Antuérpia (Bélgica)
A estação Central de Antuérpia, na Bélgica, construída num edifício palaciano neo-barroco, apresenta um tecto de vidro e aço e interior de pedra. A estação conta com um centro comercial e uma galeria com cerca de 30 lojas de venda de diamantes.