As estações de metro que parecem palácios (com FOTOS)

Andar de metro ou ir a um museu?

As estações de metro de Moscovo e São Petesburgo, na Rússia, figuram em todas as listas das mais belas infra-estruturas de transportes públicos do mundo e, na verdade, é fácil perceber porquê.

O arquitecto e fotógrafo canadiano David Burdeny foi mais longe e organizou uma exposição, A Bright Future, especificamente dedicada às históricas e luxuosas estações de metro destas cidades.

Os metros de Moscovo e São Petersburgo começaram a ser construídos em 1935 e foram dos mais extravagantes projectos da antiga União Soviética. Depois de Estaline ter dado ordens para que os arquitectos soviéticos trouxessem um “futuro brilhante” para debaixo da terra, as estações foram revestidas a mármore polido e lustres, uma forma de imitar um sol artificial subterrâneo.

Neste trabalho, Burdeny teve acesso às estações fora da hora de funcionamento do transporte público, o que acaba por lhe dar uma vantagem em relação a trabalhos idênticos. Ainda assim, na maioria dos casos o fotógrafo dispôs de apenas 20 minutos, às 2h, para fazer o seu trabalho.

A exposição decorreu entre Outubro e Novembro de 2015 na Jennifer Kostuik Gallery, em Vancouver, no Canadá, e todos os trabalhos podem ser visto no site da galeria.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php