As estradas estão a retalhar o habitat dos pandas



Passaram de espécie em perigo de extinção, a espécie vulnerável. Mas apesar de menos ameaçados, os pandas continuam a enfrentar problemas que constituem uma ameaça séria à sua reprodução. Um deles, e que está a ganhar uma enorme expressão, é o das estradas.

O crescimento da economia chinesa observado nos últimos anos, traduziu-se, entre outras coisas, no aumento de quilómetros de estrada. O progresso levou a que as vias rápidas avançassem pelo interior, chegando a terras habitadas pelos pandas.

Áreas de mata cerrada que ainda recentemente se estendiam sem interrupção, aparecem agora retalhadas. Segundo um ecologista da Universidade de Duke, uma instituição internacional, sediada nos EUA, mas que tem um campus na China, “a fragmentação do território dos pandas aumentou em quase 25%”.

Para o responsável do Programa de Espécies para Espanha da ONG WWF, Luís Suarez, “a situação dos pandas melhorou, mas temos grandes desafios por diante, como o de resolver o problema da planificação territorial, para garantir a conexão” entre as ilhas que se formaram com o cruzamento de estradas. Suarez deixa um aviso: “A melhoria das cifras da população de pandas é tão pequena que qualquer problema pode provocar uma extinção local”

Foto: Milana Balenović / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...