As melhores dietas para seguir em 2015



Médicos e nutricionistas norte-americanos, a pedido da publicação U.S News & World Report, elaboraram diversas listas sobre quais são as melhores dietas a adoptar neste ano. Os resultados variam dependendo do objectivo das pessoas: perder peso, proteger o coração, evitar doenças ou unir todos esses factores num só tipo de alimentação.

A grande vencedora de 2015 é a dieta conhecida pelos americanos como DASH ( “dieta para combater a hipertensão”). O plano foi considerado pelos profissionais como a melhor opção por ser fácil de seguir, nutritiva, eficaz para a perda de peso e para a prevenção de doenças cardiovasculares e a diabetes.

Confira abaixo quais são as melhores dietas para seguir em 2015, segundo os especialistas. Leia outras notícias sobre alimentação no agregador O Meu Bem Estar.

1.Dieta contra a pressão alta

Denominado DASH Diet em inglês, o plano tem como objectivo prevenir e tratar a hipertensão. A dieta DASH foi considerada pelos médicos norte-americanos como a mais adequada para beneficiar o corpo de diferentes formas, já que promove a perda de peso e uma alimentação mais nutritiva. A ideia é simples: dar primazia aos nutrientes que previnem a hipertensão, como potássio, proteína, fibra e cálcio – encontrados em vegetais e alimentos integrais –, e evitar aqueles que aumentam a pressão arterial, especialmente os ricos em sal, calorias e gordura, como os industrializados, doces e carne vermelha. Como não proíbe o consumo de nenhum grupo alimentar, esta dieta é fácil de ser seguida.

2.Dieta para reduzir o colesterol

Conhecido como dieta TLC (sigla para “terapia para mudança do estilo de vida”), o plano tem como principal objectivo reduzir a taxa de LDL, o “colesterol mau”, prevenindo doenças cardiovasculares. O foco deste tipo de alimentação é diminuir significativamente o consumo de gordura, principalmente a saturada, encontrada nas carnes mais gordurosas, lacticínios integrais e fritos, por exemplo. Esta dieta recomenda que a gordura passe a representar até 7% do total de calorias consumidas no dia e prevê a ingestão de fibras, presentes nos vegetais e alimentos integrais, que também contribuem para prevenir o colesterol elevado. A dieta TLC pode ajudar a emagrecer, uma vez que vários estudos sugerem que uma alimentação com pouca gordura é eficaz na perda de peso.

3.Dieta da Clínica Mayo

Essa dieta foi desenvolvida pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, que realiza pesquisas na área da saúde e oferece recomendações sobre prevenção de doenças. O objectivo desta dieta é emagrecer. Os seus criadores sugerem que, seguindo o plano, é possível perder entre 2,5 e 4,5 quilos nos primeiros quinze dias e, depois, de 0,5 a 1 quilo por semana. A dieta baseia-se na adopção ou eliminação de quinze hábitos. É proibido comer enquanto vê televisão ou consumir açúcar nas primeiras duas semanas, por exemplo. A Dieta da Clínia Mayo também defende refeições que contenham todos os grupos alimentares, desde os vegetais aos hidratos de carbono e gordura, mas nas quantidades adequadas. Vários estudos já demonstraram que esta dieta é eficaz na perda de peso e ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

4.Dieta do Mediterrâneo

A Dieta do Mediterrâneo baseia-se na alimentação seguida por habitantes dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Tornou-se conhecida principalmente após a publicação de vários estudos científicos que comprovaram os seus benefícios. A dieta visa a perda e a manutenção do peso, e a prevenção de doenças crónicas, dando primazia à baixa ingestão de carne vermelha, açúcar e gordura saturada. Por outro lado, o plano prevê um maior consumo de alimentos como nozes e castanhas, vegetais, grãos integrais, azeite de oliva e peixe. O vinho tinto também é indicado, desde que consumido com moderação.

Foto: Alan Cleaver / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...