As nuvens lenticulares que pairam no topo das montanhas (com FOTOS)
A pairar por cima das montanhas existem massas brancas de forma invulgar, mas que são na verdade, tão simplesmente, nuvens. O fenómeno natural, conhecido como nuvem lenticular, tende a acontecer a altitudes elevadas, quando os ventos fortes são bloqueados por grandes formações geográficas.
Estas nuvens lenticulares resultam da condensação de ar húmido a grandes altitudes. O fenómeno acontece quando a temperatura do ar desce e as gotas de humidade são empurradas para cima, pelos ventos fortes, numa encosta íngreme.
As montanhas actuam como barreiras naturais, forçando as nuvens a condensarem rapidamente à medida que são empurradas para altitudes mais frias. É por isso que montanhas particularmente altas têm, de um lado, um clima húmido e, do outro, um clima mais árido.
Estas impressionantes fotografias foram captadas por Denis Budkov, de 33 anos, e mostram a presença de nuvens lenticulares sobre Klyuchevskaya Sopka, a montanha mais alta da Península de Kamchatka, na Rússia.
“É preciso haver pelo menos dois factores para que estas nuvens surjam, um vento muito forte e um objecto muito alto, por isso Klyuchevskaya Sopka é um lugar perfeito para encontrar as nuvens lenticulares”, afirma o fotógrafo russo.