As plantas domésticas melhoram realmente a qualidade do ar?



A maioria de nós tem passado muito mais tempo em casa nestes últimos anos, o que nos leva a fazer perguntas sobre a qualidade do ar interior que respiramos. Relatórios pré-COVID mostram que, por exemplo, os britânicos, passam mais de 90% do seu tempo em casa, onde os níveis de algumas toxinas podem ser até cinco vezes superiores aos do ar livre.

A Internet está cheia de afirmações de que as plantas domésticas podem ajudar, com quase todos os sítios de bem-estar a ostentarem o seu próprio top-10 das plantas purificadoras de ar mais poderosas. Mas será que existe alguma verdade nas alegações?

Segundo a “Science Focus”, infelizmente, não muito. A maioria dos artigos, se citarem alguma prova, apontam para um estudo da NASA de 1989. Na altura, os cientistas estavam a investigar a capacidade das plantas para removerem produtos químicos nocivos chamados compostos orgânicos voláteis (COV) do ar de ambientes selados, tais como estações espaciais. Nas nossas casas e escritórios, as fontes de COVs incluem tintas, vernizes, mobiliário, tapetes e impressoras. O estudo descobriu que, durante um período de 24 horas, várias espécies de plantas poderiam de facto remover até 70% de uma, ou mais, das três COVs testadas.

Mas os resultados não se traduzem bem para a típica casa ou escritório, de acordo com uma revisão de 2019 que revisitou os dados da NASA, juntamente com 11 outros estudos das décadas que se seguiram. Para começar, as experiências tipicamente utilizaram ventiladores para passar os COVs sobre as plantas, e filtros de carbono para os recolher – configurações que a maioria de nós não tem nas nossas casas.

Mais importante ainda, as plantas foram colocadas em pequenas câmaras seladas. Mas os edifícios onde vivemos e trabalhamos têm fugas surpreendentes. De facto, os investigadores estimam que seria necessário espremer entre 10 e 1.000 plantas em cada metro quadrado da sua casa para se aproximarem das taxas de remoção de COV que já ocorrem através da troca passiva de ar interior e exterior.

A investigação mostra que as plantas domésticas têm, no entanto, uma série de outros benefícios. Elas ajudam a regular a humidade. Podem melhorar o estado de espírito e aumentar a produtividade. E têm bom aspeto, para começar. Mas se quiser refrescar o ar da sua casa, “a sua melhor aposta é comprar um purificador de ar com um filtro de alta qualidade ou – dependendo de onde vive – abrir uma janela”, conclui o site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...