As principais razões que nos levam a deitar comida fora



Os britânicos deitam fora, todos os anos, sete mil milhões de toneladas de comida, por várias razões. Ao todo, de acordo com um relatório do Institute of Mechanical Engineers, cada família compra, por ano, €590 (R$ 1.570) de alimentos que nunca irá comer.

O estudo tem origem britânica, mas pode ser utilizada para um País como Portugal. E já vai ver porquê. Os investigadores procuraram saber porque razão os britânicos deitam tantas toneladas de comida fora, e as razões foram várias.

Em primeiro lugar, os supermercados rejeitam todo o tipo de vegetais considerados “feios”. Isto leva a que três quartos de todos os vegetais cultivados na Inglaterra nunca sejam comidos.

Por outro lado, entre 30 a 50% de toda a comida comprada no supermercado é deitada fora. Um dos problemas está relacionado com os descontos. Os consumidores acabam por comprar mais produtos do que precisam, por causa das promoções. Muitos destes artigos têm um tempo limitado para serem consumidos, por isso acabam por se estragar.

Veja as dicas da Tetra Pak para evitar o desperdício alimentar.

Por outro lado, muita da fruta e outra comida fresca que chega ao Reino Unido – mas também a Portugal – já passou por várias horas de transporte, às vezes dias, tendo de ser consumida em pouco tempo.

Há também confusões com datas de validade e embalagens. Muitas pessoas acabam mesmo por deitar fora produtos em bom estado.

Leia tudo o que já escrevemos sobre os mitos e realidades das datas de validade. Leia outras notícias sobre o tema aqui e aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...