Asfalto “verde” absorve poluição do ar
Os investigadores desenvolveram uma substância especial que poderia ser aplicada em estradas para ajudar a cortar as concentrações elevadas de gases poluentes lançados na atmosfera.
Chamada de pavimento fotocatalítico, a tecnologia foi testada na zona urbana da cidade de Hengelo, no leste da Holanda. Segundo a BBC, a pavimentação foi tratada com dióxido de titânio polvilhado no concreto o que conseguiu reduzir o dióxido de carbono no ambiente em até 45%.
O único lado negativo, até agora detectado, está no preço, que pode subir em até 50% em relação a uma estrada comum. Já há países interessados neste novo pavimento. São eles a China, África do Sul e Estados Unidos. Este seria um investimento perfeito para os chineses já que neste país a poluição atinge valores recorde, com níveis muitas vezes maiores que o limite considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde.
A estrada idealizada pelos cientistas holandeses recebe uma pavimentação à base de cimento especial contendo um aditivo que captura partículas de óxidos de nitrogénio emitidas pelos veículos. O cimento purificador de ar recebe na sua fórmula um aditivo à base de dióxido de titânio. Quando exposto à luz do Sol, o material reage com os óxidos de nitrogénio, transformando-os em nitratos, que são inofensivos ao meio ambiente.